É assim que fazemos uma educação com qualidade de ensino!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Dia Temático da Leitura


PROJETO DIA TEMÁTICO DE LEITURA

ESCOLA ESTAUAL JOÃO AIRES GABRIEL
Tempo previsto: Do dia 29 de Abril ao dia 13 de Maio de 2011
Professoras: Dayane, Luzia, Alcione, Maria Aparecida, Antonia Elis, Eliszane, Iranete, Ivonete, Ivone, Leni, Raimunda, Josefa, Janaina
Coordenadoras Pedagógicas: Marta Grece e Maria Marcina
Turmas: 1º ao 5º ano e Se liga
Tema:Eu conheço esse autor
Produto final: Apresentações artísticas no dia “D da Leitura”
Objeto social de conhecimento: Língua Portuguesa
Outras áreas a serviço do projeto:Língua Portuguesa, Arte, Matemática, História, Geografia.

OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos alunos uma familiarização com a linguagem oral e escrita por meio da leitura, da escuta de histórias, manuseio de livros e interação com a vida dos autores e saibam recontá-las com segurança e fluência e que a construção desses hábitos sejam levados por toda vida.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• As habilidades que serão trabalhadas neste projeto, de acordo com o referencial Curricular e o Fluxo das aulas são as seguintes
• Participar das situações em que os adultos lêem ou contam as narrativas dos livros ;
• Participar de situações de leitura por si mesmos, ainda que não saibam ler convencionalmente e de diversos tipos de leitura.
• Valorizar a leitura como fonte de prazer, entretenimento e deleite;
• Reconhecer a escrita de títulos, nomes de personagens, autores, editora e outros através da leitura por antecipação, banco de palavras, jogos, listas e ilustrações;
• Criar atitudes de cuidado com os livros;
• Recontar á história em voz alta para os colegas;
• Recriar um final diferente para a história;
• Produzir de texto com imagens dos livros;
• Propor atividades de interpretação de texto a partir do livro;
• Empregar na leitura informações contidas no glossário ou nota de rodapé;
• Caracterizar personagens a partir de descrições apresentadas de ações por elas realizadas e do modo como se expressam;
• Recursos de sistema de pontuação para marcar fala de personagens;
• Resolver dúvida de leitura continuando a ler em busca de esclarecimento;
• Enfim...
• Buscar no fluxo das aulas do mês de Maio alternativas que melhor atendam as atividades que irão trabalhar na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário